GENÉTICA

Muitas vezes ficamos impressionados com a semelhança entre avós, pais e filhos, além de ficar assustados com as doenças que ocorrem em famílias, passando de geração para geração.Essas curiosidades sobre a hereditariedade iniciaram seus esclarecimentos somente em 1860, com Gregor Mendel.
Monge agostiniano que efetuou experimentos com ervilhas de jardim e em razão disso, ficou conhecido como oPai da genética. Ele descobriu que as características dos antecessores são herdadas a partir de regras bem definidas. E esses experimentos indicaram a presença de elementos biológicos chamados genes. O gene é a unidade funcional básica da hereditariedade, ou seja, é ele quem carrega a informação genética.





Em 1953, o biólogo James Watson e o físico Francis Crick elaboraram o modelo de dupla hélice para a molécula de DNA. Esse modelo proposto pelos cientistas foi aceito pela comunidade científica, pois explicava a capacidade de duplicação, de conter informações e de sofrer mutação, e receberam o prêmio Nobel em medicina ou fisiologia pelos trabalhos realizados.

Embora possa parecer complicado, o DNA em uma célula é simplesmente um padrão feito de quatro partes diferentes, chamadas nucleotídeos. Imagine um conjunto de blocos que possui somente quatro formas, ou um alfabeto com apenas quatro letras. O DNA é uma longa fileira desses blocos ou letras. Cada nucleotídeo consiste de um açúcar (desoxirribose) ligado a um lado para um grupo de fosfato e ligado ao outro lado para uma base de nitrogênio.

Existem duas classes de bases de nitrogênio chamadas purinas (estruturas aneladas duplas) e pirimidinas (estruturas aneladas simples). As quatro bases no alfabeto do DNA são:
  • adenina (A) - uma purina
  • citosina (C) - uma pirimidina
  • guanina (G) - uma purina
  • timina (T) - uma pirimidina 

 Watson e Crick descobriram que o DNA tinha dois lados, ou filamentos, e que esses filamentos estavam torcidos juntos, como uma escada caracol - a dupla espiral. Os lados da escada compreendem as porções fosfato-açúcar dos nucleotídeos adjacentes ligados juntos.O fosfato de um nucleotídeo é ligado covalentemente (uma ligação na qual um ou mais pares de elétrons é compartilhado por dois átomos) ao açúcar do próximo nucleotídeo. As ligações de hidrogênio entre os fosfatos fazem o filamento do DNA se torcer. As bases de nitrogênio apontam para dentro da escada e formam pares com bases no outro lado, como degraus. Cada par de bases é formado por dois nucleotídeos complementares (purina com pirimidina) presos juntos por ligações de hidrogênio. Os pares de base no DNA são adenina com timina e citosina com guanina.




 
Replicação do DNA


O DNA carrega as informações para a fabricação de todas as proteínas da célula. Essas proteínas implementam todas as funções de um organismo vivo e determinam as características do organismo. Quando a célula se reproduz, ela passa todas essas informações para as células-filhas.
Antes de uma célula se reproduzir, ela deve primeiro replicar seu DNA, ou fazer uma cópia dele.
A estrutura do DNA presta-se facilmente para a replicação do DNA. Cada lado da dupla hélice segue direções opostas (anti-paralelas). A beleza dessa estrutura é que ela pode partir-se ao meio e cada lado pode servir como um padrão ou modelo para o outro lado (chamada de replicação semi-conservativa). Entretanto, o DNA não se abre inteiramente. Ele se abre em uma pequena área chamada de bifurcação de replicação, que segue por toda a extensão da molécula.

  1. uma enzima chamada DNA-girase faz um corte na dupla hélice e cada lado se separa
  2. uma enzima chamada helicase desenrola o DNA em duplo filamento
  3. algumas proteínas pequenas chamadas de proteínas SSB (single strand binding - ligação em um filamento) acoplam-se temporariamente a cada lado e mantêm-se separadas
  4. uma enzima complexa chamada DNA-polimerase "anda" pelos filamentos do DNA e acrescenta novos nucleotídeos a cada filamento. Os nucleotídeos fazem par com os nucleotídeos complementares no filamento existente (A com T, G com C)
  5. uma subunidade do DNA-polimerase revisa o novo DNA
  6. uma enzima chamada DNA-ligase fecha os fragmentos em um longo filamento contínuo
  7. as novas cópias automaticamente se enrolam novamente

 Mais informções....

Ao longo de cada uma das fitas eu tenho uma sequencia de  nucleotideos que estão unidos por fosfato e açucar que formam a ligação fosfodiester que é uma ligação que ocorre entre o grupamento fosfato de um nucleotideo e o açucar do nucleotideo seguinte.

PRIMER:Sequencia curta de nucleotideos que é adicionado durante o processo de sintese de DNA por uma enzima chamada primase. 
A partir do local onde o primer se ligou a enzima DNA polimerase começa a adicionar os nucleotideos complementares para sintetizar a nova fita de DNA



O núcleo é o centro de controle de todas as atividades celulares porque contém, nos cromossomos, todo o genoma (DNA) da célula. Chama-se genoma ao conjunto da informação genética codificada no DNA. Além de conter  a maquinaria molecular para duplicar seu DNA, o núcleo é responsavel  pela sintese e processamento de todos os tipos de RNA ( RNA - ribossomico, mensageiro e transportador), que são exportados para o citoplasma. Todavia, o núcleo não sintetiza proteinas, dependendo das proteinas que são produzidas no citoplasma e transferidas para o núcleo.


  • Os principais componentes do núcleo são:                                
Slide 3
  1. Carioteca - envoltório nuclear, formada por duas membranas com poros, onde há intercâmbio de substâncias entre o núcleo e o citoplasma. 
  2.  Nucleoplasma,  ,carolinfa ou suco nuclear,massa incolor constituido de água e proteinas.
  3. Nucléolo,   Corpusculo esponjoso e desprovido de membranas, que se encontra em contato direto com o cuco nuclear, rico em RNA ribossômico.
  4. Cromatina , representa o material genético com proteinas e moléculas de DNA. Têm aspecto emaranhado de filamentos longos e finos denominados cromonemas. Esses apresentam regiões condensadas chamadas heterocromatina, e regiões destendidas chamadas eucromatina. Durante a divisão celular, os cromonemas espiralizam-se tornando-se mais curtos e mais grossos e passam a ser chamados de cromossomos.